BUSCAR NO BLOG

Dicas Preciosas

Informação sobre o metal precioso Prata

         A prata é um metal nobre e em seu estado puro apresenta-se muito maleável. Para adquirir maior dureza e resistência, e permitir que seja trabalhada, é necessário ligá-la com outro metal. A prata 950 é ligada ao cobre, numa proporção de 95% de prata fina (pura) e 5% de cobre. Da mesma forma a prata 925 apresenta 92,5% de prata fina e 7,5% de cobre. Essas duas pratas são conhecidas como "prata de lei".  A KeyPRATA optou pelo uso da prata 950, garantindo assim um diferencial para sua marca e um maior teor desse metal em suas peças, pois a prata é um metal sensivel à umidade, calor, cremes, loções, pomadas e perfumes, mas a oxidação desde material não significa que o mesmo não tenha qualidade. È um processo normal, característico deste metal, que afeta apenas a parte externa da joia e que pode ser facilmente removível com o uso de uma flanela especial ou de produtos próprios para a limpeza deste metal. Algumas pessoas realmente oxidam a prata mais facilmente que outras. Isso é devido à composição do suor da pessoa, que possui substâncias que oxidam a prata. Nestes casos a pessoas deve limpar sua joia após o uso para remover as marcas da oxidação.


Cuidados no dia-a-dia com suas joias
  • Evite tomar banho com a joia, pois seu contato com produtos de banho, sabonete, xampu, etc, pode acelerar a oxidação, e coloque a joia sempre depois que se maquiar, passar perfume, cremes ou usar spray para cabelos;
  • Não use joias ao ao fazer trabalhos manuais e atividades domésticas, tome cuidado com o contao em superfícies duras que podem arranhar; 
  • Utilize pulserias no braço oposto que você escreve (destro ou canhoto)
  • Guarde as joias, separadamente uma das outras. Devem estar envolvidas em pano fino ou dentro de saquinhos aveludados, distintos. O contato entre elas pode arranhar ou danificar o material.
  • Pérolas, esmeraldas e madrepérolas precisam "respirar" e ressentem-se da umidade ou secura excessivas. Guarde-as em locais arejados e nunca envolvidas em sacos plásticos.

Contudo é natural a prata apresentar uma coloração mais escura depois de um determinado tempo de uso. Mas uma limpeza simples é suficiente para recuperar as características originais da peça. Realize uma limpeza periódica com sabão neutro escova macia. Veja o passo a passo de um métado caseiro para limpar suas joias de prata, clique aqui.

Saiba mais sobre a oxidação da prata lendo essa reportagem da revista Super Interessante:



Essas dicas são preciosas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...